Cor é uma informação visual gerada por estímulos, percebida pelo nosso olho e interpretada pelo nosso cérebro. A Cor é a característica da percepção visual dos seres humanos.

Cor é luz com certo comprimento de onda. A luz vermelha tem uma onda mais comprida (entre as cores visíveis) já a luz violeta tem a onda mais curta.

Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica, portanto a cromoterapia é a utilização, prática, das cores nos tratamentos de saúde. A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, é uma técnica que ajuda a recuperar o equilíbrio físico-energético em determinadas áreas do corpo e ajuda na cura natural de algumas doenças através dessa vibração cromática.

A função da cromoterapia é estabelecer o equilíbrio em nosso corpo. As cores podem ser utilizadas de forma tradicional, quando são aplicadas por meio de uma luz especial que é utilizada no corpo do paciente, ou podem ser utilizadas de outras maneiras, como a técnica conhecida como água solarizada.

É uma terapia completamente natural e eficaz.