Os Florais de Bach utilizam em sua fórmula a essência de flores silvestres. O principal objetivo do tratamento com os Florais de Bach é reestabelecer o equilíbrio emocional do indivíduo, restituindo o sentimento de coragem, segurança, alegria de viver, paz interior, amor e outros sentimentos que levam à felicidade.

Os florais tratam o doente e não a doença. Estimula-se o potencial de autocura, através das propriedades curativas das flores, harmonizando o estado emocional (e muitas vezes, físico) do indivíduo. Os florais não criam dependência e não têm contra indicações.
Pessoas de todas as idades, animais e plantas podem se beneficiar dessa terapia, que não muda a personalidade, mas faz um ajuste, criando um equilíbrio.

Vale lembrar que o ser humano está sempre em evolução. Por isso, um floral indicado para um problema passado poder não ser ideal para o momento atual.

Quando feito adequadamente, o tratamento dura, em média, 25 dias. Devendo o paciente retornar, ao terapeuta, para nova avaliação. Não se deve repetir o frasco de floral, sem orientação do terapeuta.